segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Tecnologia de som permite sentir objetos em ambientes de realidade virtual

BOA NOITE MUNDO VIRTUAL! Viemos partilhar convosco uma noticia que achamos pertinente, tendo em conta os objetos de estudo abordados no início deste período letivo. 


A realidade virtual permite ter uma forte experiência de imersão ao nível do campo visual e também ao nível da audição. Mas falta o poder de mexer nos objetos. É justamente em sons de alta frequência que pode estar a solução para este problema.
Se há os que defendem que é obrigatório “ver para crer”, outros dizem que “tocar é acreditar”. Atualmente um dos problemas do segmento da realidade virtual é justamente no campo da interatividade. Apesar de a experiência de imersão ser já bastante satisfatória do campo visual, fisicamente falando a experiência não é enriquecedora. Um grupo de investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, parece ter uma solução para dar corpo à realidade virtual. A solução vem de onde possivelmente menos se esperava: do som.
Os cientistas estão a trabalhar num sistema de contacto háptico que é gerado pela emissão de sons através de micro-colunas. Graças a esta técnica é possível um utilizador estar a sentir e a “tocar” numa bola mesmo sabendo que não existe nenhum objeto físico. Quando o som de alta frequência que é emitido entra em contacto com a mão da pessoa, cria pressão na pele e a sensação de se estar a tocar num objeto. Depois através de um sensor que reconhece a posição da mão, é possível direcionar o fluxo de som para o local correto, pelo que o utilizador não precisará de ficar com o membro num lugar estático. Através da conjugação com sistemas de realidade aumentada será possível, por exemplo, estar num cenário com um gato virtual e tocar numa representação háptica do animal, o que tornaria a experiência muito mais imersiva do ponto de vista sensorial.



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