quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Google: Internet das crianças chega em 2015

A internet das crianças será um território seguro onde os mais novos vão poder estimular a criatividade e tornar-se não só consumidores mas também "criadores" de tecnologia, anunciou a responsável pelo projeto ao USA Today, Pavani Diwanji.

A Google anunciou a nova estratégia esta semana, voltando-se para as crianças com menos de 12 anos.
Além de um design mais atrativo à imaginação fértil das crianças, a Google vai reconstruir todo o sistema adaptando-o aos mais novos, redefinindo prioridades nos motores de busca e adaptando o YouTube aos novos navegadores. Os pais poderão participar no processo, tendo sido desenvolvida uma plataforma que lhes permite controlar o acesso aos conteúdos por parte dos filhos.
questão da segurança e da proteção de dados é central para a empresa, que insiste em continuar com o projeto apesar de muitas ameaças de que vai correr mal, tendo em conta as leis estritas que regulam a proteção de dados de crianças. Até agora já foram multadas 20 empresas pelas autoridades reguladoras americanas, incluindo o motor de busca Yelp, em setembro deste ano, no valor de 450 mil dólares.
A grande ameaça vem da Coppa, uma lei federal americana criada exclusivamente para proteger os direitos de proteção de dados dos mais novos. "Já esperávamos que fosse alvo de controvérsia, mas a verdade é que as crianças já lidam com tecnologia nas escolas e em casa", diz Pavani Diwanji, vice-presidente de engenharia da empresa responsável pela iniciativa. "A melhor abordagem é melhorar os usos dessa tecnologia que já está disponível", acrescenta Pavani, mãe de duas filhas.

Fonte:http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/interior.aspx?content_id=4285071


Image and video hosting by TinyPic

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Tecnologia de som permite sentir objetos em ambientes de realidade virtual

BOA NOITE MUNDO VIRTUAL! Viemos partilhar convosco uma noticia que achamos pertinente, tendo em conta os objetos de estudo abordados no início deste período letivo. 


A realidade virtual permite ter uma forte experiência de imersão ao nível do campo visual e também ao nível da audição. Mas falta o poder de mexer nos objetos. É justamente em sons de alta frequência que pode estar a solução para este problema.
Se há os que defendem que é obrigatório “ver para crer”, outros dizem que “tocar é acreditar”. Atualmente um dos problemas do segmento da realidade virtual é justamente no campo da interatividade. Apesar de a experiência de imersão ser já bastante satisfatória do campo visual, fisicamente falando a experiência não é enriquecedora. Um grupo de investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, parece ter uma solução para dar corpo à realidade virtual. A solução vem de onde possivelmente menos se esperava: do som.
Os cientistas estão a trabalhar num sistema de contacto háptico que é gerado pela emissão de sons através de micro-colunas. Graças a esta técnica é possível um utilizador estar a sentir e a “tocar” numa bola mesmo sabendo que não existe nenhum objeto físico. Quando o som de alta frequência que é emitido entra em contacto com a mão da pessoa, cria pressão na pele e a sensação de se estar a tocar num objeto. Depois através de um sensor que reconhece a posição da mão, é possível direcionar o fluxo de som para o local correto, pelo que o utilizador não precisará de ficar com o membro num lugar estático. Através da conjugação com sistemas de realidade aumentada será possível, por exemplo, estar num cenário com um gato virtual e tocar numa representação háptica do animal, o que tornaria a experiência muito mais imersiva do ponto de vista sensorial.



Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Transformação de objetos

   
                       Fig 1
Fig. 2
 

É possivel criar a figura 2 através dos dois objetos da figura 1 utilizando a ferramenta mistura do CorelDraw.

Image and video hosting by TinyPic

CorelDRAW - Organização de objetos

 


Image and video hosting by TinyPic

CorelDRAW - Preenchimento interativo






Image and video hosting by TinyPic

CorelDRAW - Utilização de Preenchimentos e Contornos

      Após o primeiro contacto com o CorelDraw foi-nos proposto realizar esta atividade, com o objetivo de enriquecermos o nosso conhecimento sobre o preenchimento e os contornos. Ficam aqui com uma parte da atividade, espero que gostem das cores escolhidas!


  • Preenchimento uniforme e gradiente






  • Preenchimento padrão

  • Preenchimento textura 




  • Preenchimento PostScript





       Formas elaboradas com a utilização da ''mão livre'':





Image and video hosting by TinyPic