segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Multimédia

Tendo em conta a raiz etimológica da palavra “Multimédia” nota-se que este termo
pode ser separado em duas partes: “Multi” e “Média”.

                                             

Sendo assim, a definição mais acertada para Multimédia pode ser: uso diversificado de 
meios, entre o emissor e o receptor, para a divulgação da mensagem.
Nota: Visto que em latim "medium" é o singular de “media”, o termo "Multimédia" 
pode ser considerado um pleonasmo.

Tipos de Media
Existem seis tipos de media que servem de base à criação de sistemas e aplicações 
multimédia.


1- Agrupamento dos diferentes tipos de media conforme a sua natureza espácio-temporal:
  • media estáticos, discretos ou espaciais;o agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como: texto e gráficos
  •  media dinâmicos, contínuos ou temporais; o agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.



1.1 -Tipos de media estáticos

1.1.1. Imagens e Gráficos: As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em  aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou, ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados.


1.1.2. Texto: constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. Pode também ser criado através de processadores de texto, como, por exemplo, o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text. Existe ainda o formato de hipertexto. Este último permite navegar entre quaisquer documentos de texto que se designam por nós (nodes), por intermédio de hiperligações (links) que se estabelecem entre partes dos nós de texto. O hipertexto define-se como sendo texto não-linear.

                                                                                                                                                    






1.2.-Tipos de media dinâmicos

1.2.1. Áudio: O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde a áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil, por exemplo enquanto que o áudio digital corresponde a um formato compatível com o processamento computacional. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. Esta digitalização é obtida através da conversão do sinal analógico em digital.




1.2.2. Vídeo: Pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal de emissão de um canal de televisão analógico. Em qualquer uma das duas formas citadas, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas (do inglês, Frames). O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de dois fotogramas sucessivos é constante. Logo, o número de fotogramas que são apresentadas por segundo, ou frame rate, não varia.




1.2.3. Animações: Corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Actualmente a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico.




         

 2.-Agrupamento dos diferentes tipos de media de acordo com a sua origem. 

Quanto à origem dos media, ou seja, quanto a forma como estes foram criados, distinguem-se dois grupos: capturados e os sintetizados.
  •  Capturados: São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.
  •   Sintetizados: São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.


 3.-Modo de divulgação de conteúdos multimédia

De acordo com o modo de divulgação, ou seja, tendo em atenção a forma como são distribuídos, os conteúdos multimédia podem-se classificar em:
  •  Online: Significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através:o da rede local;o de um conjunto de redes (World Wide Web);o monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.
  •  Offline: é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital (os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD). 




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