quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Representação digital da Informação



Representação digital, ou binária, da Informaçãoé a característica mais importante do sistema multimédia, pois é o aspeto que permite utilizar o computador como um processador simbólico, dado que os meios dinâmicos e estáticos são representados digitalmente para poderem ser combinados numa aplicação multimédia. Assim, é necessário perceber como é representada a informação, para compreender o funcionamento de um sistema ou aplicação multimédia. Estes sistemas processam a informação através do tipo de software com que operam, no entanto, o hardware trabalha fundamentalmente com base no sistema binário.

sistema numérico binário, ou de base dois, é um sistema de numeração que se baseia apenas em dois dígitos:
0 e 1
Toda a informação armazenada nos sistemas informáticos encontra-se codificada sob a forma de dígitos binários (assim como processadores e outros circuitos digitais). 
A menor unidade de informação que pode ser armazenada é designada por bit. Os bits são agrupados de modo a que seja possível a apresentação de letras, imagens, sons, valores numéricos décimais ou outros tipos de dados do sistema informático.

8 bits= 1 byte



Conversão de um número decimal para binário:

  • Para converter um número decimal em um número binário é necessário efetuar sucessivas divisões por 2 até se obter um quociente igual a 1. Após as sucessivas divisões, forma-se o numéro binário colocando os bits por ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda ou de baixo para cima. 
  • Nota: O quociente da última divisão (1) é incluído no número binário.


Conversão de um número binário para decimal:


  • Para converter um número binário em um número decimal é necessário colocar por ordem cada bit que o compõe e multiplicá-lo pela base do sistema binário, que é sempre 2, e elevar essa base à posição que ocupa começando pela direita, ou seja, a base do último bit que aparece à direita é elevado a 0, a base do bit que aparece imediatamente à esquerda é elevado a 1 e assim sucessivamente, até ao primeiro bit do número binário. Para se obter o número real, soma-se os resultados de cada multiplicação.



Multiplos de byte

Fases de digitalização de um sinal analógico para um sinal digital


Existem dois tipos de sinais: os sinais analógicos e os sinais digitais. Os sinais que circulam num computador ou gerados por um teclado são digitais e os sinal que um microfone produz é analógico. Para obter este sinal no computador há necessidade de digitalizá-lo, ou seja, convertê-lo para uma sequência de bits. Deste modo, a digitalização de um sinal analógico é composta pelas fases de:
 Amostragem  - É o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos, do sinal contínuo.
 Quantização  Processo que permite quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta, ou seja, conversão dos valores recolhidos na amostragem, apenas num conjunto reduzido de valores possíveis.
 Codificação  Processo de representação dos valores para uma sequência de bits com valor 0 ou 1. A codificação associa a cada valor um código binário.


      Image and video hosting by TinyPic

      Sem comentários:

      Enviar um comentário