segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ada Lovelace

Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace (10 de dezembro de 1815 — 27 de novembro de 1852), atualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa e hoje é principalmente reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage . Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.
Ada Lovelace
Charles Babbage




Image and video hosting by TinyPic

Diferença entre algoritmo e programa

Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. No entanto, os programas são, à exceção dos menores, visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.
Dessa forma, um algoritmo é uma descrição de como um computador pode ser levado a executar uma operação simples e específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas.



Image and video hosting by TinyPic

Linguagens de Baixo e Alto Nivel

Linguagem de programação de baixo nível: trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina. Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador. Um exemplo é a linguagem Assembly que trabalha diretamente com os registradores do processador, manipulando dados.As linguagens de baixo nível são divididas em duas categorias: primeira geração e segunda geração
Linguagem de programação de alto nível: é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.Por se tratar de uma classificação subjetiva, isto é, sem limites bem definidos, não é possível afirmar que "determinada linguagem pode ser mais humana que outra". Apesar disso, por questão de praticabilidade e objetividade, a classificação geralmente se limita em "linguagem de alto nível" e "linguagem de baixo nível".
Alguns exemplos de linguagens de alto nível:
Image and video hosting by TinyPic

Programação

Iniciamos hoje mais uma unidade nesta disciplina: Programação.


Mas o que é a Programação?


A Programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação.
Hoje em dia, a noção de programação é bastante associada à programação em informática. Este é o processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software.

Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.
O programador encarrega-se de escrever, verificar, averiguar e manter o código-fonte. Neste sentido, os modelos de desenvolvimento de software enquadram-se numa disciplina da informática denominada engenharia de software.
A programação realiza-se pelo uso de algoritmos, que são sequências finitas, ordenadas e não ambíguas de instruções devendo ser seguidas para resolver um problema.
Uma vez que o programa informático se encontra escrito, deve-se compilar o código para que possa ser executado pelo computador.



                         
















Image and video hosting by TinyPic

Projetos Finais: Áudio e Video


Nestas últimas aulas estivemos um pouco ausentes do blog pois realizamos os nossos projetos finais de áudio e video. Hoje mostramo-vos o que criamos:


Projeto Audio: A Nossa escola 

Neste ficheiro apresentamo-vos a nossa entrevista feita a aluna Cátia Gaspar, à funcionária D. Cândida e à professora Fátima Campos, às quais fizemos várias perguntas sobre a nossa escola.

https://soundcloud.com/mara-pitrez/a-nossa-escola-entrevista





Projeto Video: As Nossas criações


Neste video juntamos todos os trabalhos  produzidos ao longo do ano nos programas Corel e Photoshop. Esperemos que gostem :)




Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O som

   O que é o som? 

O som é uma onda longitudinal, que só se propaga em meios materiais (sólidos, líquidos ou gases) e que tem frequência que está compreendida na faixa entre 20 hertz e 20 000 hertz. Ao contrário do que ocorre com a luz, o som não pode se propagar no vácuo, ou seja, não é possível perceber o som se não existir um meio material entre o corpo que vibra e o nosso ouvido.


O que é o áudio digital?

As ondas sonoras se propagam de modo contínuo no tempo e no espaço. Para que sejam representadas no meio digital, seu comportamento analógico (contínuo) tem que ser convertido numa série de valores discretos (descontínuos). Esses valores são números (dígitos) que representam amostras ( samples em inglês) instantâneas do som. Isso é realizado por meio de um conversor analógico/digital (CAD). Se quisermos ouvir novamente o som, torna-se necessário que os sinais digitais representados por números binários sejam reconvertidos em sinais analógicos por meio de um conversor digital/analógico (CDA). 

                                     
Formatos de Ficheiros
Os ficheiros de áudio, se não forem comprimidos, apresentam um tamanho grande, uma vez que têm uma quantidade enorme de dados.
Os ficheiros de áudio digital podem assumir os formatos não comprimidos ou comprimidos, resultando ficheiros diferentes em tamanho e qualidade do áudio gravado.
A compressão de ficheiros de áudio tem como objectivo reduzir o tamanho de armazenamento, de modo a ficar com qualidade semelhante.                                                                                                     



Ficheiros de Áudio Não Comprimidos:

Os ficheiros de áudio não comprimidos geram ficheiros de armazenamento muito grandes e têm origem nos sistemas operativos.       Exemplos de formatos de áudio e respectiva descrição:


Formato
Descrição
Waveform Audio
Formato de áudio digital nativo do sistema operativo Windows. Os ficheiros neste formato utilizam a extensão wav.
Audio Interchange File Format
Formato de áudio utilizado pelo sistema operativo da Apple. A extensão destes ficheiros pode ser aiff ou aif.
Audio
Formato utilizado pela Sun e pelo sistema operativo Unix. A extensão destes ficheiros é au.
Sound
Formato semelhante ao formato AU e utilizado inicialmente pela Apple. A extensão destes ficheiros é snd.
Musical Instrument Digital Interface
Não são propriamente um formato de ficheiro de áudio, mas, por armazenarem notas musicais, encontram-se nesta categoria.
Compact Disc Digital Audio
Formato usado para codificar música em discos comerciais. A extensão destes ficheiros é cda.

Ficheiros de Áudio Comprimidos (com perdas):

Os ficheiros de áudio comprimidos permitem reduzir a quantidade de informação armazenada, utilizando para isso, algoritmos como o MPEG, o MP3, entre outros.

Exemplos de formatos de compressão com perdas (há perda da informação original) e respectiva descrição:



Formato
Descrição
Motion Picture Experts Group
Família de standards para áudio e vídeo que inclui o MPEG 1, o MPEG 2, o MPEG 1 Layer 3 (MP3) e o MPEG 4.
Quick Time Audio
É, essencialmente, uma tecnologia MPEG 4, suportando áudio, vídeo e o formato MP3. A extensão dos ficheiros éqt ou mov.
RealAudio Media
Formato proprietário da Real Networks. A extensão dos ficheiros é ra ou ram.
Adaptive TRansform Acoustic Coding 3
É sustentado pela Open Magic Gate (OMG) que detém os seus direitos. A extensão dos ficheiros é omg.
OGG Vorbis
Tecnologia de codificação de códico aberto (open source) para o sistema operativo Linux. Os seus ficheiros têm a extensão ogg.
Liquid Audio
Concorrente do MP3 e muito popular nos anos 90 do século XX, mas não muito usado hoje em dia. A extensão dos ficheiros é lqt.
Windows Media Audio
Formato de áudio digital da Microsoft desenvolvido como um formato alternativo ao MP3. A extensão dos ficheiros é wma.
TwinVQ
É um formato de áudio compactado cada vez mais divulgado, pois utiliza um algoritmo de compactação mais eficiente do que o formato MP3. A extensão dos ficheiros é vqa.


Ficheiros de Áudio Comprimidos (sem perdas): 

Exemplos de formatos de compressão sem perdas (a qualidade da informação não é afectada, ou seja, não há perda da informação original) e respectiva descrição:

Formato
Descrição
Shorten
Esquema de compressão sem perdas que oferece uma compressão de 2 para 1. A extensão dos ficheiros é shn.
Apple Lossless Audio Codec
Formato disponível para ser usado com a Apple’s iTunes e o iPod. A extensão dos ficheiros é m4a.
Windows Media Audio Lossless
Formato da Microsoft disponível nas versões 9 e 10 do Windows Media Player. Usa a mesma extensão do formato wma.
Free Lossless Codec
Tem uma qualidade de som semelhante ao MP3. A extensão dos ficheiros é flac.
WavPack (WV, WVC)
Formato livre semelhante ao formato FLAC, mas não muito usado. A extensão dos ficheiros é wv.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Conversão de músicas


Hoje convertermos vídeos do youtube no formato MP3. Para realizarmos esta atividade, utilizámos programas online, os quais partilhamos agora convosco:
  • http://www.youtube-mp3.org/
  • http://convert2mp3.net/en/
  • http://www.video2mp3.net/pt
  • http://www.clipconverter.cc/pt/ 



Estas foram as músicas utilizadas na conversão:


 Image and video hosting by TinyPic

Gravação Audio

Hoje deixamo-vos aqui um site onde podem gravar audio:

http://online-voice-recorder.com/pt/

A nossa aula de hoje foi passada a gravar sons de audio nomeadamente neste site.
Até à próxima mensagem!






Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Início do 3º Periodo

Mais uma vez iniciamos um novo período, neste caso o último deste ciclo, o ensino secundário.
Estamos no último período do nosso 12.º ano e temos de dar tudo por tudo para alcançar os melhores resultados pois são estes que vão ditar o nosso futuro.  
O blog vai continuar a ser atualizado com os os trabalhos realizados durante a aula, continuem atentos! Os trabalhos que vos apresentaremos daqui para a frente serão relacionados com o tema Som.
Boa sorte para todos os estudantes que estão na mesma situação que nós, pensem que ''depois da tempestade vem sempre a bonança'' e estudem muito!

Image and video hosting by TinyPic